SEJA UM REVENDEDOR

BLOG

SETEMBRO AMARELO: Precisamos falar sobre isso

SETEMBRO AMARELO: Precisamos falar sobre isso

O mês de setembro foi escolhido para abraçar a campanha de conscientização mundial sobre a prevenção ao suicídio. Apesar de ser um assunto delicado, esse é um grave problema de saúde pública que, muitas vezes, pode ser evitado com o desenvolvimento de ações preventivas que garantam ajuda e atenção adequadas.


A campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), sendo o dia 10 do mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Esse movimento é de extrema importância, uma vez que o suicídio afeta pessoas de todas as idades. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.


O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações. Saber reconhecer os sinais de alerta das pessoas próximas pode ser o primeiro e mais importante passo. Fatores que merecem atenção são isolamento, mudanças de hábitos, perda de interesse por atividades rotineiras, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite. O suicídio vem, essencialmente, de um estado depressivo, que pode ser causado por inúmeros gatilhos internos e externos. E mesmo com números cada vez mais altos, o assunto ainda é considerado um tabu para muitas pessoas.


O Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio. Oriente, ajude, encaminhe. Existem muitos profissionais capacitados e prontos para fornecer o tratamento adequado para cada caso.


Divulgue a campanha para os seus amigos, familiares e ajude a salvar vidas.


 


Para ajuda ou apoio emocional LIGUE 188


O site do CVV é www.cvv.org.br


 

  • SETEMBRO AMARELO: Precisamos falar sobre isso





FALE CONOSCO