
Outubro Rosa: a importância do combate e prevenção do câncer de mama
Desde 1990, outubro é marcado como o mês da conscientização, combate e prevenção do câncer de mama. Durante esse período, o Outubro Rosa visa conscientizar todas as mulheres sobre a doença, e mais ainda, a importância de fazer exames e descobrir a doença no início. Afinal, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo.
Principais sinais e sintomas do câncer de mama
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:
- Caroço (nódulo), geralmente indolor.
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
- Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Perceber que tem alguma coisa errada com o seu corpo, é o primeiro passo para saber quando algo não está certo. Esse processo de autoconhecimento deve ser algo rotineiro.
Prevenção é o melhor remédio
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) não há apenas uma causa, e sim diversos fatores que influenciam no câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta conforme a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Porém, isso não garante que você deve se preocupar apenas quando estiver próxima a essa idade, a prevenção é constante.
Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, manter o peso corporal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco do câncer de mama. Amamentar também é considerada uma forma de prevenção. Saiba mais no link.
O câncer de mama pode ser diagnosticado em fases iniciais, isso acaba influenciando nos tratamentos que serão utilizados. Por isso, frisamos a importância de detectar precocemente e se identificar algo, procure um médico.
Conheça o seu corpo, faça o autoexame e se cuide.
Para mais informações acesse: https://www.inca.gov.br/