SEJA UM REVENDEDOR

BLOG

Outubro Rosa 2019

Outubro Rosa 2019

Mais um Outubro Rosa chegou para trazer conscientização e informações atualizadas sobre a prevenção e tratamentos do câncer de mama. Apesar dos avanços desde as primeiras ações da Campanha Outubro Rosa no Brasil, em 2002, há bastante desinformação sobre as causas mais comuns e o diagnóstico precoce da doença.


Uma das mensagens promovidas pela ação anual é a realização do autoexame, onde qualquer alteração na região da mama (caroços, corrimentos, coceira) pode ser indício de problema. Porém, médicos e pesquisadores da área garante que a maneira mais eficaz de diagnosticá-lo precocemente é a mamografia. É claro que, o autoexame é importante e deve ser feito periodicamente, mas a mamografia detecta tumores menores, quando eles ainda têm milímetros. A chance de cura nesse estágio é ainda maior. O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher acima dos 50 anos faça esse exame a cada dois anos. Já a maioria das sociedades médicas orienta que ele seja realizado anualmente a partir dos 40 anos.


Um levantamento chamado “Câncer de mama hoje: como o Brasil enxerga a paciente e sua doença?”, conduzido pelo Ibope Inteligência, entrevistou mulheres e homens brasileiros e revelou que 73% dessas pessoas acreditam que a grande causa do câncer de mama é a herança genética. Mas a verdade é bem mais dura: esse fator corresponde a menos de 10% dos casos. Ou seja, o estilo de vida é o fator determinante. Sedentarismo, má alimentação, obesidade são os principais gatilhos da doença. Outras questões que aumentam a probabilidade de desenvolvimento desse tipo de câncer é a menopausa tardia ou primeira menstruação precoce, não ter filhos e não amamentar. Porém, fica o alerta para o consumo excessivo de álcool e de alimentos processados. Somente esses dois hábitos já elevam muito a ligação com o surgimento da enfermidade.


Por isso, é essencial olhar pra si e buscar um estilo de vida saudável e ativo. Mais do que nunca, a sociedade está despertando a consciência de que novos hábitos são indispensáveis para evitar uma série de problemas e doenças graves.


O Outubro Rosa está aí para fortalecer essa informação e nós assinamos embaixo. Busque conhecimento, consulte um médico especialista, pratique esportes, use protetor solar, durma bem e sempre priorize sua saúde e qualidade de vida.


 


Vamos juntos nessa luta.


#outubrorosa

  • Outubro Rosa 2019
  • Outubro Rosa 2019





LEIA MAIS


FALE CONOSCO