Dia do Esportista: A carreira inspiradora do multicampeão catarinense que conquistou o mundo
Em 19 de fevereiro, comemora-se o dia do esportista. A data homenageia aqueles que se dedicam ao esporte, a superação de desafios e ao alcance de metas. Esse dia especial também ressalta a importância da prática de atividades esportivas que traz muitos benefícios além da saúde física: ensina a perseverança, disciplina, coletividade e tantas outras qualidades.
A Anasol, como uma grande incentivadora do esporte, busca estar sempre presente em ações desportivas, apoiando eventos como o Circuito de Travessias de Bombinhas e o Festival de Surf para Autistas de Balneário Camboriú. Além disso, conta com grandes atletas parceiros, como é o caso do entrevistado de hoje, o surfista Saulo Lyra.
Aos 58 anos, Saulo segue pegando as melhores ondas da Praia Brava e região de Itajaí/SC com a mesma vitalidade de quando começou. O surfista que já foi campeão mundial em equipe e três vezes o melhor do Brasil, falou sobre a sua relação com o esporte e como o surf é parte essencial de sua vida.
Saulo, conta um pouco da sua trajetória no surf. Inspire-se:
“Comecei a competir em 1981, aos 18 anos e meu primeiro campeonato foi em São Francisco do Sul, no qual fui Vice-campeão. Comecei no circuito catarinense também em 1981, e ano que vem, completo 40 anos competindo. Foram quatro décadas e inúmeros títulos. Tenho seis campeonatos estaduais, três brasileiros, um mundial master em equipe que aconteceu na Nova Zelândia em 2003, entre outros. Conquistei muitos títulos ao longo dessa trajetória da qual eu me orgulho muito. Ter começado cedo foi muito importante para tudo isso, sem dúvidas.”
Conta pra gente um dos momentos inesquecíveis que você viveu através do esporte:
“Acredito que eu vivo o momento mais inesquecível do esporte até hoje. Desde o começo aos 20 anos, quando optei por não fazer faculdade e me tornar um atleta, eu já tinha ideia da benção e o privilégio que é viver daquilo que você mais ama fazer. São pouquíssimas pessoas no mundo que têm esse privilégio e depois de um tempo eu me dei conta disso. Nem todos os pintores vivem de pintar seus quadros, muitos vivem, mas nem todos. Viver da arte, assim como do esporte, é algo indescritível.”
Quais os benefícios que o esporte trouxe para a sua vida?
“O esporte é fantástico. Ele rompe barreiras, não tem discriminação. Aceita loiro, moreno, negro, asiático, rico, pobre, aceita tudo. Eu venho de uma origem muito simples, muito humilde. Quando adolescente o meu sonho era conhecer o Rio de Janeiro. Era o mais longe que eu conseguia sonhar. Hoje, eu conheço praticamente o mundo inteiro, falo mais ou menos três idiomas, sou cidadão do mundo e reconhecido em muitos lugares, sempre recebido com sorrisos e calor humano de verdade. Isso é o que o esporte proporciona, ele deixa você num nível social muito bacana. O reconhecimento e respeito que as pessoas têm pela sua carreira, é a parte mais legal de ter dedicado a vida ao esporte."
Qual a importância de ter um parceiro como a Anasol? Você considera o protetor solar um item de segurança na prática do surf?
Eu entendi há muito tempo, ao surfar ondas grandes, que prudência não é papo careta, prudência é papo de sobrevivência. Então, se você for prudente na proteção da sua pele, poderá ter diversão ao sol.
"Tenho 58 anos e ainda vivo do surf e de tudo que ele me proporcionou. Sigo construindo coisas através do esporte. Tenho essa parceria com a Anasol que me fortalece muito em todos os sentidos. Sem dúvidas, o protetor solar desde sempre é um equipamento fundamental de segurança. Eu entendi há muito tempo, ao surfar ondas grandes, que prudência não é papo careta, prudência é papo de sobrevivência. Então, se você for prudente na proteção da sua pele, poderá ter diversão ao sol. O protetor é fundamental pra uma vida longa e sadia."
Se começasse a surfar hoje, faria algo diferente?
“Eu faria melhor. Sempre procurei dar o máximo de mim, mas nem sempre a gente consegue manter esse ritmo o tempo todo. Em alguns momentos eu relaxei, em outros bobeei, e talvez se eu tivesse a oportunidade de fazer tudo de novo, eu teria feito tudo como eu fiz, porém com um pouquinho mais de afinco, um pouquinho mais de pegada.
A única coisa que eu penso hoje em dia que eu pudesse ter feito diferente mesmo, era ter vivido em um lugar com ondas de verdade o ano todo. O atlântico sul, onde moro, não tem as melhores ondas do planeta e eu dediquei a minha vida ao surf, então, o que talvez eu pudesse ter feito, seria ter vivido a minha vida toda no Havaí, mas pagaria-se um preço muito alto por estar longe do teu país e da família.”
Com esse relato de um grande competidor e vencedor das ondas, é possível entender o poder e a transformação que o esporte proporciona na vida das pessoas. Amizades, realizações e saúde. Seja por profissão ou hobby, com certeza a prática esportiva só traz benefícios para o corpo e a mente. É por isso, que a proteção solar faz parte desse universo e deve ser adotada como item essencial para qualquer esporte ao ar livre.
Fica aqui o nosso agradecimento especial ao Saulo, nosso amigo e parceiro de longa data. Uma grande amizade que o esporte proporcionou.
Temos orgulho em ter esportistas desse gabarito em nosso time!