BLOG

Estudos comprovam que o uso do protetor solar atua contra o envelhecimento precoce

Estudos comprovam que o uso do protetor solar atua contra o envelhecimento precoce

É comum usarmos o protetor solar para ocasiões especiais em que estaremos expostos ao sol, como ir à praia ou praticar algum esporte ao ar livre. Porém, além do protetor solar proteger contra queimaduras, outros benefícios também são entregues através da sua formulação.


Afinal, o produto também é responsável por proteger contra os danos que podem ser causados pelos raios UVB, UVA e luz visível, como: câncer de pele; manchas; acne solar e o envelhecimento precoce. Entenda tudo neste artigo!


As diferenças entre os raios UVB, UVA e luz visível 


Os raios UVB e UVA. São basicamente dois tipos de radiação diferentes encontrados na ultravioleta. E, apesar destes raios também oferecerem benefícios a nossa pele, a exposição ao sol pode ser prejudicial.  Para simplificarmos, podemos iniciar informando que os raios UVA e UVB se diferem pela sua força de energia.


Por exemplo, os raios UVA possuem comprimentos de onda mais altos, entregando maior risco de penetração, podendo afetar células mais profundas, e assim, serem os responsáveis pelo câncer de pele, envelhecimento precoce e claro, pelo aparecimento de manchas como o melasma. Enquanto os raios UVB danificam as camadas externas da pele, causando queimaduras e vermelhidão.


Além dos raios ultravioletas, a luz visível e a radiação infravermelha também são comprovadamente prejudiciais, já que são capazes de provocar o envelhecimento precoce da pele.


Por isso é tão importante o uso diário do protetor solar. Afinal, 80% da radiação solar, consegue atravessar as nuvens, podendo prejudicar a sua pele mesmo em dias nublados, e a luz visível, caso você ainda não saiba, refere-se a toda luz que enxergamos a olho nu, como a iluminação presente nas lâmpadas artificiais e aparelhos eletrônicos. Portanto, se você deseja tratar a sua pele, independentemente do clima ou do local em que está, deve se manter atenta ao uso de proteção solar.


Como ocorre o fotoenvelhecimento


Lutar contra o tempo é impossível, mas o envelhecimento precoce pode ser evitado através do uso de protetor solar. Como explicarmos, os raios UVA são responsáveis por penetrar profundamente a pele, danificando as fibras de colágeno. Esse dano será o responsável por causar o aumento da produção de elastina anormal, e a repetição desse processo causado pela exposição ao sol, faz com que a pele seja reconstruída incorretamente, formando rugas.


Podemos citar como exemplo o estudo publicado no Annals of Internal Medicine, onde mais de 900 pessoas foram convidadas a participar. A análise teve uma duração média de quatro anos, sendo que durante todo o período as pessoas foram divididas em grupos, e aqueles que utilizaram protetor solar de amplo espectro (proteção contra raios UVA, UVB e luz visível), mostraram sinais reduzidos de envelhecimento de pele, chegando a obterem 24% menos envelhecimento em comparação aos demais. Vale ressaltar que o estudo foi realizado com pessoas entre 35 e 55 anos.


O uso correto do protetor solar


Ok, já entendemos que o filtro solar deve ser utilizado todos os dias, mas você sabe como realizar a sua aplicação da forma correta?


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), devemos aplicar o protetor solar no mínimo 30 minutos antes da nossa exposição ao sol. Aplicando a quantidade de uma colher de chá em cada área do corpo.


E não esqueça que durante a aplicação, para formar o “escudo” protetor que a sua pele precisa, será necessário que você espalhe bem o produto, buscando uniformidade.


Também é importante ressaltarmos que a pele do rosto, exige um protetor solar diferente, então para encontrar o filtro solar ideal para a face, procure aqueles que são específicos para o rosto.  


Como escolher o melhor protetor solar para a minha pele?


Apesar de parecer uma tarefa fácil, escolher o protetor solar correto, pode ser difícil, afinal existem diversas variações no mercado. Pensando nisso, separamos três questões essenciais que você precisará se atentar na hora da escolha. Confira:



  • Preste atenção no FPS:


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para uma proteção eficiente, é indicado utilizar produtos com fator de proteção solar (FPS) a partir de 30. Lembre-se que essa etapa é muito importante, pois o FPS será o responsável por proteger a pele contra os raios solares.


O que a Anasol oferece para você:


Possuímos uma linha completa de protetores solares faciais, com FPS mínimo de 35. Eles são perfeitos para uso diário, porque sua fórmula exclusiva com argila orgânica, entrega além de vitaminas, filtros solares de alta tecnologia! Conheça toda a nossa linha facial clicando aqui.



  • Invista em um protetor solar de amplo espectro:


O protetor solar de amplo espectro (proteção UVA, UVB, contra luz visível e raios infravermelhos) será um grande aliado para a sua pele! Pois, nesse tipo de produto as formulações oferecem uma proteção 360°, formando um “escudo” protetor contra todos os tipos de radiação.


O que a Anasol oferece para você:


Além da nossa linha facial, também disponibilizamos a avançada linha Anasol Clinicals, preparada para promover mais saúde cutânea, oferecendo tratamento, ativos de alta tecnologia e uma proteção de amplo espectro em toda a linha. Clique aqui e confira os diferenciais!



  • Opte por um protetor solar resistente à água e suor:


Apesar de não eliminar a necessidade de reaplicação durante o dia, o protetor solar resistente à água, tende a obter maior duração na pele, já que possui resistência à água e ao suor.


O que a Anasol oferece para você:


Para as apaixonadas por esportes e banhos de mar, indicamos a linha Anasol AN Sport, desenvolvida especialmente para atletas e praticantes de atividades físicas. O mais impressionante é que a sua proteção solar possui resistência à água e suor por até 5 horas, sendo ideal para o uso durante a realização de esportes ao ar livre ou até mesmo aquela visita da família ao parque aquático! Confira aqui todos os produtos desta linha de alta performance


Saiba mais sobre a linha de proteção solar da Anasol


A Anasol oferece a você um amplo portfólio de proteção solar com a mais alta tecnologia e preços acessíveis. Nossas fórmulas, foram especialmente criadas para a pele brasileira, buscando atender as necessidades do clima tropical presente no país e as preferências do consumidor brasileiro. O toque sequinho é nossa marca registrada!


Acesse o nosso e-commerce e conheça os produtos para proteção solar da Anasol, e se tiver alguma dúvida, entre em contato com os nossos consultores, através do nosso perfil oficial @anasolprotetorsolar . ☀️






FALE CONOSCO