Protetor solar: o melhor antienvelhecimento
Antes de começarmos a falar um pouco sobre os benefícios do filtro solar para o rosto, frisamos que sim, ele é essencial. Não adianta você seguir todo o passo a passo da rotina de skincare - limpador facil: ok, água micelar: ok, tratamento: ok, hidratante: ok e o protetor solar?
Preciso usar todos os dias? Mesmo não saindo de casa?
Se você falou sim, está de parabéns. Já se você disse que não… Vamos conversar. O protetor solar não serve apenas para proteger nossa pele do sol, dos raios infravermelhos e UVA/UVB. Ele vai além disso. Sabe todas aquelas horas que você fica grudada no celular? Pois bem, aquela luz azul, conhecida como luz visível é prejudicial para a saúde da nossa pele.
De acordo com dermatologistas, 48 horas de exposição à uma tela de computador/celular/tablet equivale a quase o mesmo nível de exposição de 20 minutos sob o sol do meio-dia. Além disso, essa luz em excesso causa manchas, envelhecimento precoce e afeta a regeneração natural da pele.
Outro motivo obrigatório pra você usar filtro solar, é que ele é indispensável na etapa de qualquer skincare. Principalmente se você faz regularmente a etapa de tratamento com ácidos, séruns e outros ativos que deixam a pele sensibilizada.
O protetor perfeito para o seu tipo de pele
Seja mista, oleosa, sensível, seca e até normal, o uso do filtro solar é obrigatório para cada tipo de pele. Por isso a importância de você saber qual é a sua especificidade e o protetor solar ideal para ela. Reforçamos que caso você não saiba ou tenha dificuldades em descobrir qual você deve usar, consulte um dermatologista. Ele é sempre será a melhor opção para cuidar com carinho da sua pele. ✨
Como escolher o FPS? Qual a quantidade correta? Tem que reaplicar?
Sabemos que por mais que tenha muita informação sobre o assunto, essas dúvidas são muito comuns e sempre aparecem por aqui. Sobre a escolha do Fator de Proteção Solar, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “um fotoprotetor com fator de proteção solar (FPS) 2 até 15 possui baixa proteção contra a radiação UVB; o FPS 15-30 oferece média proteção contra UVB, enquanto os protetores com FPS 30-50 oferece alta proteção UVB, e o FPS maior que 50, altíssima proteção UVB”. Ou seja, fique atenta no FPS, qual a proteção contra raios UVA/UVB e se o protetor é resistente a água.
Quanto ao sensorial do filtro solar (gel, creme, loção, spray, bastão) – é “outro item que também deve ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade, comuns quando se usa produtos inadequados para cada tipo de pele. Pacientes com tendência à acne devem optar por produtos livres de óleo ou gel creme. Já aqueles pacientes que fazem muita atividade física e que suam bastante, devem evitar os géis, que saem facilmente”.
A SBD, a recomendação é que todo protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas em caso de exposição solar direta (em locais fechados, no mínimo a cada 4 horas), sempre que houver sudorese intensa ou após entrar em contato com a água. A quantidade equivale a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. Não deixe nenhuma área desprotegida, como orelhas e mãos. “O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens”.
O uso diário do protetor solar previne manchas, envelhecimento e principalmente, o câncer de pele.
Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios do protetor solar, que tal escolher o que mais combina com você? Confira aqui!
Mais informações, leia sobre o assunto aqui.