O poder dos antioxidantes para inibir os impactos da radiação solar na pele
Os antioxidantes, como a vitamina C, ajudam a prevenir a destruição do colágeno pelos radicais livres e estimulam a produção de novas fibras, tendo assim uma ação corretora além da prevenção. Mas o que muita gente não sabe, é que substâncias antioxidantes ajudam a diminuir o impacto da radiação solar, protegendo a pele contra os danos de oxidação causados pelos raios UV e infravermelhos.
A radiação ultravioleta pode provocar modificações no DNA, imunossupressão, alterações químicas e histológicas na epiderme, envelhecimento precoce, cataratas e carcinogênese, dentre outras deteriorações. A fotoproteção correta previne estes e outros efeitos danosos da radiação UV. Protetores solares, vestimentas, acessórios adequados e exposição segura ao sol são ferramentas essenciais da fotoproteção.
Embora todos os meios citados sejam completamente seguros e indispensáveis, muitos estudos comprovam que o protetor solar sozinho não defende totalmente a pele contra o estresse oxidativo provocado pela radiação. Por isso, o uso diário de antioxidantes na rotina skincare também é importante para potencializar a proteção contra os raios UV.
A nossa dica é aplicar cremes antioxidantes - como o Creme Antipoluição e Anti-Aging Facial 10% Vit C e o Sérum Concentrado Para Área dos Olhos 20% Vit C da Hidrabene - ANTES do protetor solar e interromper os danos oxidativos até mesmo nas horas seguintes à exposição solar.