Marcelo Gusmão vence a FENAT com o Moleque Anasol!
Para Marcelo Gusmão e sua tripulação, a regata Fernando de Noronha – Natal, a FENAT, não poderia ter resultado melhor. Primeiro barco a cruzar a linha de chegada na classe RGS C e vencedor no tempo corrigido, o catarinense cumpriu o percurso de 200 milhas em pouco mais de 27 horas, sob um “mar de almirante”, e ainda distribuiu 350 kits escolares na Escola de Referência do Arquipélago.
“Depois da REFENO, onde pegamos ventos de até 50 km/h com um mar muito grande e vermos muitas quebras entre os competidores, essa velejada até Natal foi um show”, declara Gusmão. “Quero agradecer a organização da prova e o empenho da tripulação que foi incansável”, completa referindo-se aos amigos Maresia, Felipe Linhares e Guilherme Rupp.
A FENAT foi a quarta competição que o catarinense disputa com seu Projeto Noronha 2010, que começou em julho deste ano na Rolex Ilhabela Sailing Week. Depois vieram as regatas Aratú – Maragojipe, na Bahia; a Recife – Fernando de Noronha e agora a FENAT, de onde Gusmão começa seu retorno a Florianópolis para disputar a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina no início de dezembro.
Até agora, Gusmão e seu veleiro Moleque Anasol acumulam três vitórias e um terceiro lugar e, além disso, o catarinense ainda distribuiu quase dois mil kits escolares entre escolas carentes e entidades assistenciais dos portos onde passou.
Em Natal, a entidade escolhida foi a ONG Casa do Bem, mantida pelo jornalista Flávio Rezende, que receberá 350 kits escolares da Molin, patrocinadora do Projeto Noronha 2010. A entidade atua há mais de 10 anos, e atualmente mantém mais de 50 projetos nas áreas sociais, educativas, esportivas e culturais, atendendo 800 crianças do bairro de Mãe Luiza.