#DezembroLaranja: o sinal que você precisa para cuidar da pele ☀
A chegada do mês de dezembro nos remete a vários momentos especiais, como o final de ano, festas, amigo secreto, e claro, o verão.
Conforme a estação mais quente do ano se aproxima, os dias ficam cada vez mais abafados, o sol aparece com mais frequência e a temperatura aumenta. São nesses momentos que o cuidado com a nossa pele deve ser redobrado (ou triplicado).
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. De acordo com a SBD, “o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Mas quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura”.
Como se prevenir?
Por mais clichê que possa parecer, ainda a melhor maneira de prevenção é usar protetor solar todos os dias - até quando não há sol, nos dias nublados.
A exposição exagerada e em horários que sol está muito quente (10h às 16h) deve ser evitada. A intensidade da radiação UVA na pele é a principal responsável pelo câncer de pele, por isso é tão importante prestar atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam pois podem revelar o câncer de pele.
Inserir na sua rotina medidas simples de proteção como o uso diário de protetor solar, adereço de cabeça (chapéu, boné, viseira), utilizar óculos de sol todos os dias, evitar se expor sem camiseta e consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano, faz toda a diferença. São nessas consultas com profissionais, que é possível identificar uma possível manchinha na pele, que muitas vezes você sozinho não consegue visualizar.
Vale ressaltar que todo esse cuidado não deve ser apenas no verão ou em dias ensolarados. Use protetor solar todos os dias e cuide da sua saúde.
O câncer de pele é coisa séria e pode ser evitado com um simples hábito na sua rotina.
Protetor solar é vida!
Mais informações: