COVID-19 – A prevenção salva vidas
Para enfrentarmos esse momento de pandemia e zelar pela saúde de todos, preparamos um informativo rápido com recomendações e esclarecimentos divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) acerca do novo coronavírus, causador da COVID-19. Confira as formas de prevenção e tratamento e coloque em prática a partir de agora.
Como é a transmissão?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a transmissão do vírus causador do COVID-19 acontece de pessoa para pessoa, através da propagação de gotículas do espirro ou tosse de pessoas infectadas. Essas gotículas acabam entrando em contato com superfícies como mesas, telefones e corrimãos. A enfermidade também pode ser transmitida ao respirar essas gotículas de uma pessoa com COVID-19, por isso a necessidade de isolamento ou distância de quem adquiriu a doença ou apresentou sintomas.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são cansaço, tosse seca e febre alta. Algumas pessoas podem apresentar também dores no corpo, congestão nasal, coriza, diarreia ou dor de garganta. Segundo a OMS algumas pessoas infectadas podem ser assintomáticas, por isso a importância de manter as medidas preventivas.
Tratamento:
Ainda não existe um remédio específico para o COVID-19. Os tratamentos para casos mais leves são os mesmos de uma gripe comum. Casos moderados, muitas vezes, exigem intervenção médica. O médico sempre deverá ser consultado. Mas lembre-se: evite ir a postos de saúde ou hospitais para evitar contato com essa ou outras doenças e não colocar outras pessoas em risco. Febre e falta de ar são sintomas graves, nesses casos procure ajuda imediatamente.
Como se prevenir?
- Higienize as mãos frequentemente, com água e sabão ou higienizador à base de álcool.
Atenção: a água e sabão são tão eficientes quanto o álcool 70% para matar o vírus que pode estar nas mãos e braços. Tenha consciência e priorize o uso do álcool em gel só em situações e locais sem possibilidade de lavar as mãos com água e sabão.
- Evite levar as mãos aos olhos, boca e nariz sem antes higienizá-las corretamente.
- Fique de quarentena em casa e, se possível, faça home office. Quanto menos pessoas estiverem circulando, mais rápido o controle da doença. Seja consciente!
- Mantenha ao menos 1 metro de distância de pessoas que apresentarem sintomas como tosse ou espirros se tiver que ir à farmácia ou mercado.
- Ao apresentar qualquer sintoma, fique em isolamento em casa. Procure se informar e seguir as instruções da autoridade sanitária nacional ou local para realizar o protocolo adequado e dar sequência ao tratamento, evitando a transmissão da doença.
Como lavar as mãos?
- Higienize bem as mãos, limpando dedos, unhas, punho, palma e dorso, utilizando água e sabão e toalhas de papel para secá-las.
- Outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel 70% que deve ser utilizado quando não houver a possibilidade de limpeza com água e sabão. Além disso, o álcool também pode e deve ser utilizado para limpar superfícies como maçanetas, telefones, cadeiras e outros objetos de uso recorrente e comum a mais de uma pessoa.
Abaixo veja as indicações de como realizar a higienização correta das mãos.
Essas são algumas das recomendações informadas até o momento. Continue acompanhando as notícias e protocolos de saúde para prevenir e enfrentar a COVID-19. Com a colaboração de todos será possível vencer e ultrapassar esse momento difícil. O mundo precisa se unir!